Louro

 

ORIGEM

O loureiro ou louro (Laurus nobilis) é uma árvore do gênero Laurus da família botânica das Lauraceae.    É uma espécie originária do Mediterrâneo. Varia entre 5 e 10 m, mas pode atingir até 20 m de altura. Suas folhas são vistosas, coriáceas e com odor muito característico, por isso são muito usadas na culinária. O seu fruto é do tipo baga e quando maduro tem cor negra. Além disso a madeira dessa árvore é de excelente qualidade.
 

Na Grécia Antiga as coroas confeccionadas com ramos de louro eram o símbolo da vitória para os atletas e heróis nacionais e também era consagrada a Apolo. Esse costume também foi herdado na Roma na época dos Césares. Por isso o termo laureado deriva justamente do gênero Laurus.

 

USO GOURMET

O louro é uma planta que é usada como condimento, muito popular aqui no Brasil, ele vai bem no feijão, carnes, ensopado e muito mais. Se você nunca viu um pé de louro “ao vivo” deve se espantar ao descobrir que ele atinge até 10 metros de altura.   Por este motivo muitas pessoas acham que é impossível ter esta planta em casas pequenas, sem quintal, ou até mesmo em apartamento. Hoje você vai aprender que com alguns cuidados você pode ter esta planta com sua casa plantada em vaso.

 

 

INFORMAÇÕES AGRONÔMICAS

O Louro não é uma planta muito exigente em solo, basta apenas plantar a sua muda com a terra razoavelmente adubada.O louro precisa de uma boa drenagem, então na hora de molhar tome cuidado, a terra deve está sempre levemente úmida e não molhada demais. Esta planta desenvolve melhor no calor, então a deixe sempre em um local bem ensolarado, se você mora em regiões bem frias, pode deixá-la dentro de casa no inverno.

O grande segredo para plantar o louro em vasos está na poda, como ele normalmente ocupa muito espaço lateralmente com os galhos, você pode mudar isso retirando todas nas novas mudas que forem nascendo em sua caule principal, deixando ele com a aparência de um arbusto. Com a poda você pode controlar a altura também de sua muda, assim esta planta pode se adaptar a praticamente qualquer local.

 

DICAS DO AGRÔNOMO

Para se ter uma planta de Louro em vaso você deve podá-lo constantemente e não adubar em excesso, a planta não crescerá muito, com um pouco de cuidado poderá ter uma pequena árvore em um vaso sempre a sua disposição.

  • facebook-square

© 2015 por Luisa Machado. 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now